domingo, 14 de julho de 2013

Eis aqui o remédio: contato, interação e convivência.

Oficinas cartoneras, obra seleciona edital Funarte / Biblioteca Nacional de circulação Literária, propõe cursos sobre criações de livros-arte, artesanais, ecológicos e autossustentáveis, para educadores das redes públicas municipais de ensino, com aplicação diretamente na escola, no intuito de disseminar o objeto livro, na forma alternativa, contribuindo para o incentivo da leitura e letramento.


Vídeo produzido na histórica Vila dos Remédios, Novo Horizonte, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil, donde está situada a Igreja de Nossa senhora dos Remédios, ano aproximado de 1625. O lugar está sob investigação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para fins de tombamento.


A origem do nome Vila dos Remédios é contada pela tradição oral, transcrita em literatura de cordel e agora numa edição cartonera, Eis o Remédio, por Edileusa Maria da Silva, professora de Língua Portuguesa, e alunos da Escola Municipal Padre Maciel:


"Minha gente se aproxima,
Vou logo lhe dizer
Uma história Interessante
Que vale a pena conhecer.

Há muito tempo atrás
Bandeirantes por aqui passaram,
Mortos de sede gritaram
Pois a água encontrou.

Eis o Remédio!

(...)"




Eis o Remédio, por Edileusa Maria da Silva, professora de Língua Portuguesa, e alunos da Escola Municipal Padre Maciel, numa edição de Oficinas cartoneras, edital Funarte / Biblioteca Nacional de Circulação Literária, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário